Esporte

Passagem de tufão pelo Japão pode atrapalhar programação da Fórmula 1 em Suzuka

Passagem de tufão pelo Japão pode atrapalhar programação da Fórmula 1 em Suzuka


7 de outubro de 2019



A previsão do tempo para o fim de semana de atividades do GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, não é nada animadora. Está prevista a passagem de um tufão na região do autódromo justamente no sábado ou no próprio domingo, dia da corrida.

No momento, a tempestade tropical Hagibis está localizada no Oceano Pacífico, mas já está se intensificando e deve passar à categoria de tufão, além de se deslocar para as ilhas que formam o Japão. Para o fim de semana, as primeiras simulações apontam chuva fortíssima para a região de Suzuka e ventos de até 150 milhas por hora, o equivalente a 240 km/h.

Por duas vezes, tufões já interferiram na programação do GP do Japão, em Suzuka: tanto em 2004 como em 2010, a localidade foi atingida com maior intensidade no sábado, e o treino de classificação para formação do grid de largada foi disputado no domingo, horas antes da corrida.

Por enquanto, nem a organização da corrida nem a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se manifestaram sobre a possibilidade de a programação da 17ª etapa da temporada sofrer alterações.

A prova em Suzuka pode decidir o título mundial de Construtores em favor da Mercedes. Para isso, a atual pentacampeã precisa somar apenas 14 pontos a mais do que a vice-líder Ferrari.

Fonte: globoesporte.globo.com